Definindo vida e os seres vivos

Biologia é a ciência que se dedica ao estudo da vida em todas as suas formas. Para tanto, estuda-se os seres vivos sob diversos aspectos, desde seus pormenores, como seus genes e células, chegando ao amplo estudo de sua ecologia, analisando as interações dos organismos com o seu ambiente, bem como com outros seres vivos.

Mas o que é vida? Como podemos definir o que é vivo e o que não é?

seres-vivos

Definir o significado de vida pode ser bastante complexo e adentra em campos mais filosóficos. Ainda hoje muitos cientistas e filósofos da ciência, dentre outros estudiosos, discutem a respeito do tema e buscam responder à essa grande questão sobre o que é a vida, de tal forma que não se tem uma resposta definitiva à essa indagação.

No dicionário Houaiss encontramos, dentre outras, a seguinte definição de vida: “Propriedade que caracteriza os organismos cuja existência evolui do nascimento até a morte.”

Para os nossos objetivos de estudo, dentro dos temas abordados em Biologia no Ensino Médio, é válido saber que os seres vivos possuem determinadas propriedades que, em conjunto, lhes diferenciam de objetos inanimados. É possível que alguns objetos, como uma pedra por exemplo, apresentem alguma dessas características que definem um ser vivo, porém apenas um organismo vivo possui essas propriedades em sua totalidade.

Tais características apresentadas por todos os seres vivos são:

Ciclo vital: o organismo nasce, cresce, se reproduz, envelhece e morre; Desenvolvimento e crescimento: formação de estruturas e crescimento do indivíduo em tamanho, possibilitado pela sua capacidade de incorporar e transformar matéria orgânica;

Movimento: tanto para locomoção como os movimentos intracelulares, o movimento do coração bombeando o sangue, o movimento das seivas nas plantas etc.;

Alto grau de complexidade e organização: A menor unidade funcional e morfológica que compõe os seres vivos é a célula. As células possuem organelas e moléculas organizadas de maneira a garantir que a célula exerça com perfeição suas inúmeras atividades. As células se agrupam formando tecidos, que por sua vez formam os órgãos, os quais integram os sistemas, tais como o sistema respiratório, o sistema circulatório etc. O conjunto de sistemas formam o organismo.

Metabolismo: uso de energia, proveniente de alimentos ou da luz solar, para manter e construir suas próprias estruturas, bem como sustentar suas funções vitais como a respiração e o funcionamento dos órgãos, num conjunto de reações químicas que se dividem em catabolismo (quebra de compostos em moléculas menores) e anabolismo (construção de moléculas maiores e mais complexas a partir de moléculas menores e mais simples);

Reprodução: capacidade de transmitir a informação genética para os descendentes, através do DNA. A reprodução é o mecanismo que permite a manutenção e perpetuação da espécie, pois permite a geração de novos indivíduos.

Evolução: mudanças que ocorrem nos organismos ao longo do tempo devidas às mutações genéticas que se acumulam ao longo da história de vida da espécie. Todas essas modificações ao longo de milhões de anos possibilitou a grande variedade de formas de vida que conhecemos atualmente.

Afim de facilitar seu estudo, os seres vivos são classificados em grandes grupos, de acordo com suas semelhanças e grau de parentesco. A classificação mais antiga dos seres vivos os dividem em 5 Reinos: Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia.

imagemreinos

Atualmente, levando-se em consideração conhecimentos mais recentes sobre filogenia e biologia molecular, os seres vivos estão alocados dentro de 3 grandes Domínios: Archaea, que abriga os organismos procariontes que vivem em ambientes extremos; Bacteria, o qual reúne as demais bactérias que não fazem parte do domínidominioso Archaea e Eukarya, que reúne os demais grupos, ou seja, protistas, fungos, plantas e animais.

Todos esses conceitos e processos serão aprofundados e vistos com maiores detalhes conforme formos avançando em nossos estudos de biologia para o Ensino Médio.

Na aula seguinte abordaremos a química das células e veremos os compostos orgânicos e inorgânicos que as compõem.

Bons estudos e até lá! 🙂

Deixe um comentário